quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Os Casos de Robert Liston

Robert Liston era a faca mais rápida do West End, em Londres. Podia amputar uma perna em dois minutos e meio.
Liston era de uma agitação incorrigível, mesmo para um cirurgião. Evitava carruagens, visitava seus pacientes a cavalo, e adorava caçar. A reputação de sua velocidade lotava sua sala de espera, e o mordomo tinha que circular uma jarra reanimadora de vinho madeira e biscoitos. Quando a anestesia ainda não era conhecida – podia-se escolher entre embriagar-se com ópio ou rum, ou morder um pano enrolado em um bastão – a cirurgia era uma questão de quanto maior a velocidade, menor a dor.
Tinha 1,85m de altura, e operava usando um casaco verde-garrafa e botas Wellington. Movia-se como um duelista através de mesas salpicadas de sangue com seu paciente desmaiado, suado e amarrado, e gritava "Cronometrem, senhores, cronometrem!" a estudantes com relógios de bolso em galerias com amuradas de ferro. Todos juravam que o primeiro brilho do seu bisturi era seguido tão suavemente pelo som do raspar da serra nos ossos que a visão e o som pareciam simultâneos. Para liberar ambas as mãos, ele segurava o bisturi ensangüentado entre os dentes.
Foi Robert Liston quem realizou, em 21 de dezembro de 1846, a primeira operação sob anestesia na Europa. Único comentário: "Esse truque ianque ganha de longe do hipnotismo." A perna caiu no balde de serragem em dois minutos e meio, mas, ainda assim, o talento de Liston em velocidade cirúrgica já se via ultrapassado.

O terceiro mais famoso caso de Liston

Discussão com seu residente. Aquele tumor vermelho e pulsante no pescoço do garoto era um abscesso na pele? Ou era um perigoso aneurisma da artéria carótida? "Ora!" exclamou Liston impacientemente. "Quem já ouviu falar de um aneurisma em um garoto tão jovem?" Tirando rapidamente um bisturi do bolso de seu casaco, ele o punçou. Nota do residente: "Jorrou sangue arterial, e o garoto foi-se." O paciente morreu, mas a artéria está viva, no Museu de Patologia do University College Hospital, objeto número 1256.

O segundo mais famoso caso de Liston

Amputou a perna em dois minutos e meio, mas em seu entusiasmo foram-se também os testículos do paciente.

O mais famoso caso de Liston

Amputou a perna em menos de dois minutos e meio (o paciente morreu mais tarde de gangrena na enfermaria do hospital, o que geralmente acontecia naqueles tempos pré-listerianos – Lister foi o inventor da anti-sepsia). Amputou, também, os dedos de seu jovem assistente (que morreu mais tarde de gangrena na enfermaria do hospital, o que geralmente acontecia naqueles tempos pré-listerianos). Cortou também as caudas do fraque de um ilustre espectador da cirurgia, que, de tão aterrorizado com a possibilidade de o bisturi ter perfurado seus órgãos vitais, caiu morto de susto.

Essa foi a única operação da história com uma taxa de mortalidade de 300 por cento.


Retirado de: [Os Grandes Desastres da Medicina; Richard Gordon, Ediouro 1997]

Um comentário:

  1. Ele fazia a diferença entre seus hostis naquela época, apesar dos fracassos em algumas cirurgias, ele poderia ser considerado o melhor cirurgião para sua época.

    ResponderExcluir