sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Johann Conrad Dippel (1673 - 1734)



Alquimista, teólogo e médico alemão, Johann é considerado por muitos como o cientista que inspirou Mary Shelley a escrever seu famoso romance "Frankenstein", uma curiosidade interesante é que ele nasceu no verdadeiro castelo Frankestein, na Alemanha, em 1673.










O Castle Frankenstein, onde viveu Dippel, atualmente em ruínas. Fonte: Wikipedia



Como trabalhava com alquimia, Dippel tentou descobrir o Elixir da Vida eterna, conta-se que Dippel formulou um óleo, o qual chamou de "Óleo de Dippel", feito a partir de ossos, sangue e víceras de animais.Os experimentos de Dippel, também envolviam partes de corpos humanos que eram cozinhadas em grandes "ensopados", tudo isso para tentar descobrir o "Elixir da Vida".


Dippel tentou criar ainda, um ser humano artificial através da Alquimia, o Homunculus, para isso fecundava ovos de galinha com sêmen humano e usava sangue menstrual para fechar o orifício da casca do ovo.

Obs: Apesar de nunca ter feito referência a isso, Mary Shelley teria ouvido falar de Dippel quando esteve em genebra com a família, inspirando-se assim para escrever o conto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário