terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Josef Mengele (1911 - 1979)

Muitos podem "torcer o nariz" para essa postagem, mas não poderia deixar de falar desse médico que incorporou realmente o sentido de "médico e monstro", em referência aos personagens Dr. Jekyll e Mr. Hyde do conto de Robert Louis Stevenson. Médico, pois formou-se como tal; monstro, porque seus experimentos custaram milhares de vidas inocentes.

Estudou medicina e antropologia na Universidade de Munique, onde em 1935 obteve um doutorado em Antropologia (Ph.D.). Atuando durante o regime nazista no campo de concentração Auschwitz, na época da segunda guerra mundial, Mengele era conhecido pelo apelido de Todesengel, "O Anjo da Morte". Em Auschwitz, se estima que morreram perto de 3 milhões de Judeus, nas câmaras de gás, a tiro, à fome ou queimados.

Algumas experiências médicas realizadas por Mengele são verdadeiras atrocidades contra seres humanos, entre suas bizarras experimentações estavam os testes de resistência à hipotermia, quando deixava prisioneiros em tanques de água gelada para ver por quanto tempo resistiam, dissecação de anões vivos, injetar tinta nos olhos de crianças, amputações e coleta de órgãos diversos.

O bloco 10 no campo de Auschwitz,
 onde Mengele realizava as suas experiências

Um tipo de experiência que merece uma maior atenção, foram os testes com gêmeos. Esses recebiam melhor tratamento do que os outros prisioneiros, tudo para que pudessem depois servir para as experimentações de Mengele. Tentativa de mudança da cor dos olhos, amputações e trocas de menbros, ligação entre veias de irmãos para tentar criar siameses artificialmente, estavam entre as barbáries cometidas contra gêmeos.

Outras crueldades do "anjo da morte" consistiam em testes diversos com ciganos e judeus que tinham doenças hereditárias como síndrome de Down e nanismo, submetia pessoas a mudanças de pressão extremas, tentou encontrar um método de esterilização em massa vitimando milhares de mulheres, tratamentos de choque, castração e cirúrgias brutais sem anestesia.

Infelizmente suas covardias não param por aí, poderíamos gastar horas e linhas falando desse homen que desonrou a tão nobre profissão médica , alguns historiadores afirman que Hitler não chegava nem perto de Mengele quando se tratava de crueldade.

Josef Mengele fugiu para a Argentina na década de 40, tendo posteriormente ido para o Paraguai e depois para o Brasil, onde veio a falecer. Sabe-se hoje que no Brasil viveu modestamente numa favela sob o nome falso de Pedro Gerhard, e pouco falava de seu passado, morreu em circunstâncias até hoje pouco esclarecidas.  Os seus ossos foram exumados em 1985, no cemitério de Rosário, na cidade de Embu das Artes, na grande São Paulo. A perícia, conduzida por especialistas do IML e da UNICAMP, determinou que a ossada era do médico nazista: um defeito dental que tinha nos dentes superiores frontais foi comprovado, além de coincidir em idade e estatura. Em 1992, uma análise de ADN confirmou finalmente a sua identidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário