terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Robert Koch (1843 - 1910) e a bacteriologia


Formado em medicina pela Universidade de Göttingen em 1866, o alemão Robert Koch era um obscuro e despretencioso clínico geral, que dizem alguns historiadores, não era uma pessoa agradável nem tampouco nobre. Talvez por isso não conseguiu se tornar um dos grandes heróis da medicina, apesar de ser considerado o pai da bacteriologia. Para, no entando, alcançar tal glória, Koch valeu-se de sua impetuosidade e dedicação em descobrir quais "pequenos animais" causavam quais doenças.

Trabalhando em seu próprio consultório, tendo como ajudante sua esposa, munido de apenas um microscópio e alguns instrumentos feitos à mão, Koch deu início a suas descobertas isolando o germe do Antraz, a partir dessa descoberta Koch foi resgatado da obscuridade sendo nomeado para o Instituto Imperial de Saúde de Berlim, onde contava com um laboratório decente e dois assistentes capacitados, lá isolou o vibrião da cólera e, desde então, em segredo absoluto, Koch deu início a uma das maiores descobertas médicas: o bacilo causador da tuberculose. Diz-se que seu silêncio deve-se ao fato que queria que a glória de sua descoberta fosse dada somente a ele e a ninguém mais.

Koch revelou sua descoberta em 24 de março de 1882, numa reunião da Sociedade Fisiológica de Berlim. O espanto de diante de tão importante descoberta contagiou a todos, como se não bastasse a descoberta do bacilo da tuberculose e consequentemente do nascimento da bacteriologia, as técnicas que Koch usou para cultivar essas bactérias foram extremamnete inovadoras, algumas sendo usadas até nossos dias.


Os dias que se seguiram à descoberta de Koch, foram de um foror científico imenso, seguidores do agora famoso médico e cientista não tardaram a descobrir o bacilo do tétano e da difteria empregando as mesmas técnicas de Koch.

Em 1905 Robert Koch recebe o prêmio Nobel, pelas suas contribuições ímpares em favor da ciência. No ano de 1910 Koch sofre um infarto do miocárdio, seu funeral durou seis minutos e apenas dez pessoas compareceram. A descoberta dos germes causadores do antraz, da tuberculose e da cólera, fizeram com que o médico interiorano, não acadêmico e aparentemente sem graça, entrasse para a história da medicina como o verdadeiro fundador da bacteriologia.

RX tórax com tuberculose no ápice do pulmão direito.


Fonte: FRIEDMAN, M&FRIEDLAND, G.M. - As dez maiores descobertas da Medicina. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário